2ª SDE de Ouro Preto teve início nessa quarta-feira e prossegue até sábado

Ouro Preto reafirma seu propósito de investir em sua diversificação econômica e se integrar de vez a outras cidades com características similares as dela na busca pelo desenvolvimento regional, de maneira sustentável, ao promover sua 2ª Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE). A abertura do evento aconteceu na noite dessa quarta-feira (18.09), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Além de contar com um público de mais de 400 pessoas a abertura do evento reuniu, as empresas Vale, Samarco e Gerdau, outros empresários e empreendedores, o terceiro setor e o Governo de Minas, representado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), BDMG e Invest Minas.

Um dos destaques da programação aconteceu logo no primeiro dia. A palestra “Sustentabilidade e Cenários Econômicos”, ministrada pela ex-apresentadora da Rede Globo, Giuliana Morrone, instigou a sociedade ouro-pretana a refletir sobre sua relação com o meio ambiente. “Meu principal objetivo aqui é saber se a cidade está preparada para a inovação e a sustentabilidade, é fazer esta provocação. Ao caminhar por uma trilha pela manhã [da quarta-feira], vi as serras queimadas, estava difícil de respirar, o que tem acontecido em boa parte do Brasil. A crise climática faz este alerta para a gente, de que precisamos mudar [os processo produtivos e a forma de cuidar da natureza]”.

Ainda na abertura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômica, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, apresentou um vídeo de lançamento de um projeto que visa a um objetivo ambicioso: submeter Ouro Preto como uma cidade criativa pela Unesco no campo da arte e do artesanato. Esta iniciativa é um passo significativo para reconhecer e valorizar a nossa tradição cultural e artística.

“A alma de Ouro Preto está muito ligada com a economia criativa, que são modelos de negócios para desenvolver produtos e serviços que têm como base a criação intelectual, cultural e criativa”, comentou Giuliana Morrone sobre o pleito de Ouro Preto.

A 1ª SDE de Ouro Preto tem sequência nesta quinta-feira. A Feira de Negócios será aberta às 18h. Às 20h, começa o show com Tuca Costa, na praça de alimentação.

Acesse a programação completa e inscreva-se em: https://semanadedesenvolvimento.com.br/ouro-preto/